De maneira pontual e continuada, nas dependências da Associação Vila da Infância, são realizadas as ações descritas abaixo, para crianças entre 6 e 15 anos.
Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo
Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã
Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo
Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do sistema educacional
Complementar o trabalho social coma família, prevenindo a ocorrência de situações de risco e fortalecendo a convivência familiar e comunitária
Prevenir a institucionalização e segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária
Oportunizar o acesso as informações sobre direitos e sobre a participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários
Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais e esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades
Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários
Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios
Contribuir para a promoção de acesso a serviços setoriais em especial políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos
Ação desenvolvida com crianças e adolescentes, acompanhada pelo educador social que obtém o intuito de desenvolver a criatividade, a coordenação motora fina e a interação social e o resgate de matérias recicláveis para realização das oficinas como foco principal de despertar na criança e no adolescente a importância da reciclagem. Fortalecer o vínculo familiar e comunitário, valorização do “EU”, Aumento da autoestima, autonomia e Protagonismo Infanto-juvenil. Impacto: Segurança e Pertencimento no meio, Prevenção ao meio ambiente, Aumento da Potencialidade e Habilidade, Aumento da Criatividade, Minimização da Evasão Escolar.
Ação desenvolvida com crianças e adolescentes com intuito de estimular o desenvolvimento emocional e cognitivo, trabalho em grupo, interação social e respeito mútuo. Protagonismo, Aumento da autoestima, Conhecimento do corpo. Impacto: Segurança e Pertencimento no meio, Aumento da Potencialidade e Habilidade.
Ação desenvolvida com crianças e adolescentes com intuito de explorar suas habilidades como um todo, interação com a comunidade, estimular a autonomia e a liberdade de expressão. Impacto: Promoção da interação social e comunitário e pertencimento no meio, Prevenção de riscos e agravamento
Ação desenvolvida com crianças e adolescentes com intuito de promover a interação social e comunitária, acesso a atividades esportivas como: Natação, Futsal, Capoeira, Judô entre outros. Promovendo o respeito mútuo, fortalecimento de vínculos comunitários, desenvolvimento físico e motor. Intuito: Promover a interação social, Segurança e Pertencimento no meio, Aumento da Potencialidade e Habilidade, Autoestima, Valorização do “EU”, Sentimento de Pertença, Autoestima e Protagonismo.
Ação desenvolvida com crianças na leitura de pequenos contos, estimulando a leitura, atenção e desenvolvendo a imaginação através de um ambiente lúdico. Intuito: Estimular seu desenvolvimento global, leitura, socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
Ação desenvolvida com crianças, fomentada através de bate papo, Palestra, Dinâmicas e brincadeiras lúdicas abordando a fase de desenvolvimento do grupo e seus conflitos acompanhada pelo Educador Social e Psicólogo. Intuito: Promover a segurança, Diálogo, Confiança, Autoestima, Perspectiva de vida, Integração, Resolução de conflitos, Acesso informacional e Formação crítica da realidade.
Ação desenvolvida com os Adolescentes que propõe trabalhar questões inerentes à adolescência como: Gravidez na Adolescência, Prevenção as doenças sexualmente transmissíveis, Drogas, Perspectiva de futuro, Primeiro emprego, Projeto de Vida, Relacionamentos intrafamiliar e extrafamiliar, Cyber bullying, Suicídio entre outros. Impacto: Proporcionar um olhar crítico da realidade, diálogo do assunto abordado, interação social, prevenção de riscos e agravamento, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Ação desenvolvida com crianças e adolescentes que tem como objetivo oportunizar o acesso à informação, comunicação e tecnologia. Fomentado a construção da perspectiva vida perante acesso as aulas tecnológicas de: Word, Excel, Power Point, Email entre outros. A metodologia busca romper com o vício de uso da internet apenas para redes social, promovendo o acesso à informação, integração ao mercado de trabalho para os adolescentes e melhora do desempenho escolar. Intuito: Promover o acesso à informação e tecnologia, Potencialidades, Valores, Habilidades e Empoderamento.
Ação desenvolvida com crianças e adolescentes na preparação de receitas, noções de higiene e limpeza na cozinha, medidas e reaproveitamento de alimentos. Prevenção e cuidados no manuseio dos itens domésticos. Impacto: Estimular sua autonomia, Empoderamento, Responsabilidade e Valorização do “Eu”.
Ação desenvolvida com crianças e adolescentes com intuito de fortalecer o ambiente informacional através de temáticas e comemorações como também atividades com envolvimento com a comunidade que evidencia a aproximação dos usuários com o meio onde vive, a solidariedade e estímulo a vida pública.
Ações desenvolvida com a família e responsáveis pelos usuários no intuito de aumentar da autoestima, promover a integração de renda, inclusão social e empoderamento.
Ação desenvolvida com a família e responsável pelos usuários com intuito de promover a renda familiar e interação do grupo. Impacto: Fortalecimento do vínculo com a equipe, autonomia, autoestima, fortalecimento do papel Protetivo, Perspectiva de vida e integração.
Ação desenvolvida com a família e responsável pelos usuários no intuito de promover a integração da renda familiar e interação do grupo. Impacto: Integração, Convívio Grupal e desenvolvimento das habilidades.
Ações desenvolvida com as famílias no intuito de adquirirem informação e articulação com a rede de proteção e acesso aos direitos sociais. Impacto: Estreitamento dos laços com o grupo e equipe, aumento da participação das famílias, aumento da afetividade, Sentimento de pertença no meio onde vive, fortalecimento do papel protetivo da família, minimização de rompimento de vínculos, formação de ambiente informativo e participativo.
Ação realizada prioritariamente pela equipe técnica (Assistente Social e Psicólogo) para apreensão da realidade do público atendido, identificação de problemas familiares, busca ativa de família novas encaminhadas pela rede intersetorial.
Orientar e escutar famílias e usuários sob suas angústias e/ou conflitos, fomentando a importância do papel de cada ator envolvido no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes sob sua responsabilidade. Realização de encaminhado para rede intersetorial evidenciando a necessidades desta interlocução.
O presente Serviço, se faz necessário para atender crianças, adolescentes e suas respectivas famílias que estejam em situação de vulnerabilidade e risco pessoal ou social em território periférico do município. Utilizando assim mecanismos para melhorar a qualidade de vida dos usuários e romper com a situação de risco a qual cada usuário se encontre.